A renovação de laudo técnico é um procedimento obrigatório e fundamental para garantir que a sua instalação de para-raios esteja em conformidade com as normas vigentes, e que o sistema de proteção, bem como, sistema de captação, condutores de descidas e aterramentos estejam funcionando corretamente. O laudo técnico é exigido por legislações e regulamentações, principalmente em edificações comerciais, industriais, residenciais e institucionais, garantindo que o local oferece um ambiente seguro e sem riscos para os ocupantes.
Nossa equipe de especialistas está pronta para realizar a renovação do seu laudo técnico, oferecendo diagnósticos precisos, atualizações nas instalações e a emissão do certificado conforme as exigências legais.
O Laudo de Inspeção do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Para-Raios), é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do sistema de aterramento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável).
Nas inspeções é também avaliado as Medidas de Proteção contra Surtos, como por exemplo os DPS (Dispositivo de Proteção Anti Surto) .
Fazem parte integrante deste laudo: a ART (CREA) e o Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados.
A renovação deve ser realizada periodicamente ou sempre que houver alterações ou manutenções significativas no sistema de para-raios.
Mantenha sua edificação segura e dentro das normas legais! Entre em contato com nossa equipe especializada e solicite a renovação do laudo técnico. Garantimos um serviço de qualidade, com diagnósticos precisos e laudos emitidos conforme todas as exigências técnicas e legais.
Realizamos uma avaliação minuciosa do sistema de para-raios, verificando todo o sistema.
Comparação das instalações com os padrões exigidos pelas normas técnicas, como NBR 5410 e NBR 5419.
Aplicamos testes de resistência de isolamento, medições ôhmicas e verificações de sobrecarga para assegurar que o sistema está em plena conformidade.
Após a avaliação do sistema de para-raios emitimos um laudo técnico atualizado, detalhando a condição das instalações e eventuais correções necessárias.
Um sistema de para-raios fora de conformidade pode apresentar danos para a edificação e riscos para as pessoas. A renovação do laudo técnico assegura que tudo esteja em perfeito estado de funcionamento.
O objetivo do laudo de SPDA é verificar a conformidade com a norma técnica brasileira ABNT NBR-5419 – Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas. Parte 1: Princípios Gerais; Parte 2: Gerenciamento de risco; Parte 3: Danos físicos à estrutura e perigo à vida; Parte 4: Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.
A não conformidade do sistema de para-raios pode causar danos e prejuízos para a edificação, pessoas e equipamentos, além de aumentar o risco de paralisações de operações em empresas e indústrias.
O laudo de SPDA deverá ter como signatário um profissional habilitado (Engenheiro Eletricista), vinculado ou não a uma pessoa jurídica, com o devido registro na entidade de classe (CREA).